GUERRA DA UCRÂNIA

Sob risco de ser preso por crimes de guerra, Putin cancela viagem à África do Sul para cúpula dos Brics

Rhuan C. Soletti · 20 de Julho de 2023 às 10:36 ·

A África do Sul estava enfrentando um dilema por sediar a cúpula, já que, como membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), teoricamente teria que prender Putin por supostos crimes de guerra

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, graças a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), desistiu de participar da reunião da cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Joanesburgo, na África do Sul. Contudo, o russo participará por videoconferência, segundo informou a mídia estatal russa RIA Novosti nesta quarta-feira (19).

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, confirmou que Putin não estará presente no evento, que ocorre no final de agosto, “por acordo mútuo”. 

A África do Sul estava enfrentando um dilema por sediar a cúpula, já que, como membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), teoricamente teria que prender Putin por supostos crimes de guerra. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, deve comparecer como representante do país.


Leia mais:

Deputada do PSOL quer criminalizar como "torturador" quem tentar impedir aborto

Para evitar ação policial, PCC proíbe roubo e furto de celular na cracolândia, diz jornal

Brás Oscar sobre a ONU: "Agora o homem é reduzido a um homem cu"; assista ao EP #12 do Show do Brás


Em março, o TPI emitiu um mandado de prisão contra Putin, acusando-o do crime de guerra de deportar crianças ilegalmente da Ucrânia. A Organização das Nações Unidas (ONU) adicionou a Rússia à sua lista global de criminosos por matar 136 crianças na Ucrânia em 2022, de acordo com um relatório ao Conselho de Segurança da ONU. A Reuters citou o relatório dizendo que as forças russas e grupos afiliados “mutilaram 518 crianças e realizaram 480 ataques a escolas e hospitais ucranianos”.

A ONU também verificou que as forças armadas russas e grupos afiliados mutilaram 518 crianças e realizaram 480 ataques a escolas e hospitais. Também de acordo com o relatório, escrito pelo secretário-geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados, Antonio Guterres, e e sua representante especial, Virgínia Gamba, os militares da Rússia também usaram 91 crianças como escudos humanos.

De acordo com o portal do governo ucraniano Children of War, a invasão em grande escala da Rússia matou 490 crianças e feriu 1.028 entre fevereiro e julho de 2023. No mês passado, Gamba visitou a Ucrânia e a Rússia, onde se encontrou com Maria Lvova-Belova, a oficial russa procurada pelo Tribunal Penal Internacional por suposto esquema para deportar crianças ucranianas para a Rússia.

No portal, as informações deste período são distribuídas deste modo:

  • 490 crianças mortas, segundo o gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia;
  • 1.028 feridas, segundo o mesmo gabinete;
  • 607 desaparecidas, segundo a Polícia Nacional da Ucrânia;
  • 13.934 encontradas, segundo a mesma Polícia;
  • 19.499 deportadas para a Rússia (744 mil no total), segundo as Informações Nacionais Bureau e;
  • 373 que retornaram, segundo o mesmo instituto.

Apenas essas informações, caso comprovadas, já são suficientes para incriminar o presidente russo e prendê-lo. Contudo, uma prisão por parte da África do Sul ocasionaria, segundo eles, uma declaração de guerra.

A África do Sul diz ser neutra no conflito com a Ucrânia, mas tem sido criticada pelas potências ocidentais por ser “amiga” da Rússia, historicamente uma forte aliada do governista Congresso Nacional Africano. Os líderes do Brasil, Índia e China ainda devem comparecer pessoalmente à cúpula.


Veja mais:

Defesa de trio entrega à PF vídeo de Moraes em aeroporto e diz que ministro chamou o acusado de bandido

"Passou de todos os limites", diz Flávio Bolsonaro ao se referir a Barroso em pedido de impeachment

Colômbia: Cinco membros do partido Centro Democrático morrem em acidente de avião

Juristas apontam ilegalidades na investigação contra suspeitos de hostilizar Moraes

Ex-deputado Boca Aberta é preso por suspeita de "rachadinha" e posse ilegal de arma de fogo

Benedito Gonçalves multa Google por falta de informações sobre propaganda eleitoral de Lula e Bolsonaro

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS