O FIM DO PASSARINHO

Elon Musk altera a logo do Twitter para "X"

Rhuan C. Soletti · 24 de Julho de 2023 às 10:57 ·

O novo logotipo e nome da plataforma serão “X”

Na noite deste domingo (23), quase dois meses depois que Elon Musk anunciou a nova presidente-executiva do Twitter, Linda Yaccarino, o CEO da rede anunciou o novo logotipo da plataforma – é o fim do passarinho azul. Musk, após comprar a rede por US$ 44 bilhões em outubro passado, iniciou um processo de mudanças no Twitter, alterando desde os funcionários até as funções de monetização. 

A nova logotipo e nome da plataforma serão “X”.

A mudança abrupta se deu para o cumprimento da ideia de Musk: em meio aos impulsos para o crescimento da rede com novos recursos e estratégias, o CEO deixou clara sua intenção: desde o ano passado, ele declarou querer tratar a rede social como uma "praça pública global" de opiniões e conversas – a Ágora mundial.

É "importante para o futuro da civilização ter uma praça pública online, onde grande variedade de opiniões pode ser debatida de forma saudável, sem recorrer à violência", disse o empresário.


Leia mais:


E como ele escolher precisamente essa logo? Trazendo o princípio de cooperação e comunicação na plataforma, ele simplesmente twittou: “Se um logotipo de ‘X’ bom o suficiente for postado [em resposta à sua publicação] hoje à noite, será lançado ao ar mundialmente amanhã”. Assim, pelas dicas dos usuários, chegou ao “X”.

Na madrugada desta segunda-feira (24), ele twittou que “x.com” é o novo link de redirecionamento para o site do Twitter, mas, por enquanto, o antigo “twitter.com” ainda está em funcionamento, para período de transição. 

Linda Yaccarino, a nova presidente-executiva, publicou em seu Twitter (ou X) a vitória de Musk em relação à plataforma: “‘X’ é o estado futuro da interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA [inteligência artificial], o ‘X’ conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar.”

“É uma coisa rara – na vida ou nos negócios – que você tenha uma segunda chance de causar outra grande impressão. O Twitter causou uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos. Agora, o ‘X’ vai além, transformando a ‘praça pública global”, concluiu.

O “X”, para Musk, tem certa importância há tempos, já que também é ícone da marca SpaceX. Do mesmo modo, a marca Tesla apresenta apenas um “T” como logotipo. 

A ideia de redução da marca para apenas um caractere traz um sentido de minimização de esforços para acessá-la, ou seja, traz uma maior facilidade para a marca preencher nosso imaginário: utilizar do que nos cerca diariamente para fazer referência à marca - o alfabeto.

O logotipo mais “acessível” está de acordo com o plano de Musk para transformar o Twitter na plataforma de diálogo público global, já que, agora, basta teclar o “X” do seu teclado na barra de pesquisas para acessar o site.

Com o crescimento, especialistas de mídias sociais estão de olho no desenrolar do Twitter, já que há a possibilidade do mais novo empreendimento de Musk, conforme seus planos, se tornar a rede social mais poderosa do mundo.


Veja mais:

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS