ECONOMIA

Reforma tributária "abre portas para comunismo", diz Bolsonaro

Yasmin Alencar · 24 de Julho de 2023 às 09:18 ·

De acordo com Bolsonaro, sobretaxar bens e serviços que são considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente pode ocasionar graves consequências econômicas, principalmente como a inflação, desabastecimento e desemprego

(BRASÍLIA) - O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), publicou em suas redes sociais, no domingo (23), que a sobretaxação da nova reforma tributária “abre as portas para comunismo”. 

De acordo com Bolsonaro, sobretaxar bens e serviços que são considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente pode ocasionar graves consequências econômicas, principalmente como a inflação, desabastecimento e desemprego.

"Mais que pontos ainda obscuros, tal como a ausência de alíquota base ou detalhes operacionais da divisão dos impostos entre entes federativos, a reforma permite ainda ao presidente (aquele que tem orgulho em ser chamado de comunista) sobretaxar tudo aquilo que julgue ser prejudicial à saúde ou ao planeta", disse o ex-presidente.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 6 de julho e determina um imposto seletivo sobre a produção, comercialização ou importação de bens e serviços que podem ser considerados prejudiciais à saúde.

Além disso, Bolsonaro enfatizou que a reforma tributária pode também aumentar o valor dos transportes e o preço dos combustíveis. Segundo o texto, combustíveis e lubrificantes passarão a ter um regime tributário específico e possuir uma alíquota uniforme. 

Como também, que a tributação será aplicada uma única vez em toda a cadeia produtiva, de modo que os combustíveis fósseis não irão ser taxados com um imposto seletivo. 

“Essa sobretaxa, sem passar pelo Congresso, poderá ser tanto maior quanto assim julgar, ou necessitar, o governo. Inflação, desemprego e desabastecimento desajustariam a economia, abrindo-se as portas para o sonhado comunismo”, disse.

Confira a publicação de Bolsonaro na íntegra:

“Mais que pontos ainda obscuros, tal como a ausência de uma alíquota base ou detalhes operacionais da divisão dos impostos entre os entes federativos, a Reforma Tributária permite ainda ao presidente (aquele que tem orgulho em ser chamado de comunista) sobretaxar tudo aquilo que ele julgue ser prejudicial à saúde ou ao planeta.

Por exemplo, sobretaxar importantes insumos do setor agrícola deixando os alimentos mais caros, ou aumentar o custo dos transportes majorando o preço dos combustíveis.Essa sobretaxa, sem passar pelo Congresso, poderá ser tanto maior quanto assim julgar, ou necessitar, o governo.

Inflação, desemprego e desabastecimento desajustariam a economia, abrindo-se as portas para a sonhada ditadura dos amigos de Ortega e Maduro.Não podemos deixar nas mãos de ninguém, muito menos de um comunista, a decisão de nos impor uma economia sem mercado ou uma democracia relativa”.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS