INGLATERRA

Igreja é transformada em mesquita e gera críticas da comunidade

Redação BSM · 10 de Julho de 2024 às 11:48 ·

A histórica Igreja de St. John foi comprada por centro islâmico. Vídeos em redes sociais mostram lápides danificadas no local

A antiga Igreja de St. John, localizada em Stoke-on-Trent, na Inglaterra está no centro de uma polêmica após ser adquirida pelo centro Darul Falah por £140.000, com planos de transformá-la em uma mesquita e centro educacional islâmico. O projeto, que tem como objetivo criar um espaço de oração e aprendizado para a comunidade muçulmana local, já começou com a limpeza do terreno. Entretanto, o grupo responsável enfrenta críticas e acusações após um vídeo nas redes sociais mostrar lápides danificadas no local.

O Conselho Municipal de Stoke-on-Trent confirmou que não encontrou evidências de sepulturas danificadas. Ainda assim, a St. John’s Church sentiu a necessidade de esclarecer as acusações. Em uma publicação nas redes sociais, a igreja declarou que as alegações de que muçulmanos danificaram lápides deliberadamente são infundadas. Segundo eles, um empreiteiro foi contratado para limpar a área, que estava com vegetação alta e lixo acumulado. Durante essa limpeza, algumas lápides caídas e danificadas foram encontradas. “Os indivíduos que fisicamente levantaram e moveram essas lápides eram empreiteiros ingleses, não muçulmanos”, afirmou a igreja.

Sayyad Hashemi, vice-presidente do centro Darul Falah, explicou que o objetivo do projeto é criar um espaço comunitário que possa ser utilizado por todos, inclusive como local de oração. Ele mencionou que estão aguardando uma resposta do conselho sobre os próximos passos das obras, que incluem reboco e colocação de piso. A previsão é que o novo centro abra no próximo ano.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS