HAMILTON MOURÃO

Psol e Rede pedem ao STF prisão preventiva de Mourão

Rhuan C. Soletti · 9 de Fevereiro de 2024 às 17:39 ·

O senador convocou uma mobilização, após a operação da Polícia Federal que resultou na prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e enfatizou a necessidade de os militares estarem "articulados"

Os partidos Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Rede Sustentabilidade (Rede) encaminharam uma petição ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitando a prisão preventiva do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Isso em resposta a um discurso proferido por Mourão no plenário do Senado Federal: ele afirmou que as Forças Armadas deveriam reagir aos arbítrios e processos ilegais que o STF está cometendo contra militares.

O documento, assinado por 14 congressistas da federação, justifica a prisão com base na "fala de teor golpista" do ex-vice-presidente da República. O senador convocou uma mobilização dentro da lei e enfatizou a necessidade de os militares estarem "articulados". Após ouvir as declarações de Mourão, a deputada federal Érika Hilton (Psol-SP) revelou que solicitou uma reunião virtual imediatamente.

"A petição foi de iniciativa minha porque entendo ser necessário tomar medidas mais críticas neste caso. Fizemos o mesmo com o [ex-presidente] Bolsonaro quando achamos cabível", afirmou a congressista.

As declarações de Mourão ocorreram após a operação da Polícia Federal que resultou na prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e tinha como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de integrantes e aliados do governo. Entenda melhor a operação:

Veja a petição na íntegra:


Veja mais

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS