ELEIÇÕES 2024

TSE proíbe uso de inteligência artificial nas eleições de outubro deste ano

Redação BSM · 28 de Fevereiro de 2024 às 07:47 ·

O propósito do TSE é mitigar a disseminação de montagens de imagens e vozes geradas por aplicativos de inteligência artificial, que poderiam ser utilizadas para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas na organização do pleito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, de forma unânime, na terça-feira (27), uma resolução destinada a regular o emprego da inteligência artificial nas eleições municipais de outubro.

A resolução estabelece proibições quanto à manipulação de conteúdo falso com o intuito de criar ou substituir a imagem ou voz de um candidato, visando prejudicar ou favorecer candidaturas. Além disso, foi ratificada a restrição ao uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com indivíduos reais.

O propósito do TSE é mitigar a disseminação de montagens de imagens e vozes geradas por aplicativos de inteligência artificial, que poderiam ser utilizadas para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas na organização do pleito.

Na mesma sessão, os ministros também aprovaram diversas resoluções que servirão como diretrizes para as eleições deste ano.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS