BRASIL

PL prevê 8 anos de prisão para quem usar IA para gerar conteúdo sexual com crianças

Redação BSM · 28 de Fevereiro de 2024 às 08:30 ·

Esta medida representa uma modificação no Estatuto da Criança e do Adolescente e está atualmente em fase de análise na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 5694/23 propõe sanções de 4 a 8 anos de prisão, além de multa, para indivíduos que utilizarem inteligência artificial (IA) na manipulação de imagens ou sons com o intuito de criar conteúdo de natureza sexual envolvendo crianças ou adolescentes. Esta medida representa uma modificação no Estatuto da Criança e do Adolescente e está atualmente em fase de análise na Câmara dos Deputados.

A iniciativa prevê um acréscimo de 1/3 na pena para aqueles que, cientes da utilização de IA na produção, mantenham ou negociem esse tipo de conteúdo.

Além disso, o projeto estipula uma pena de 1 a 2 anos de prisão, acompanhada de multa, para aqueles que empregarem essa tecnologia com o propósito de manipular imagens e sons, expondo crianças a situações de violência, como constrangimento, assédio ou ameaça.

“Criminalizar a manipulação ou adulteração de fotos, vídeos ou sons utilizando-se de inteligência artificial é um passo essencial para proteger crianças e adolescentes de casos de humilhação, assédio, ameaça ou outras formas de violência”, defende o autor, deputado Fred Linhares (Republicanos-DF).

“A inclusão dessas práticas no rol de crimes tipificados no Estatuto da Criança e do Adolescente reflete o compromisso em garantir a segurança e o bem-estar dessa parcela vulnerável da sociedade”, conclui o autor.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS