Novo presidente argentino, Javier Milei, inicia hoje a transição do governo
A posse de Milei está marcada para às 7h do dia 10 de dezembro. Agentes da Marinha, Exército e Aeronáutica acompanharão Milei, sua vice, Victoria Villarruel, e os demais políticos presentes ao Congresso Nacional.
O novo presidente argentino, o libertário Javier Milei, deve iniciar a transição do governo nesta segunda-feira (20). Com quase 100% das urnas apuradas, Milei obteve 55,69% dos votos válidos no 2º turno, contra 44,30% de seu adversário, o kirchnerista Sergio Massa. A posse presidencial está marcada para o dia 10 de dezembro.
Massa reconheceu publicamente a derrota e desejou boa sorte ao novo presidente da Argentina.
Segundo o jornal La Nacion, o presidente Alberto Fernández “já conversou com Milei para se reunir esta segunda-feira para estabelecer os primeiros contatos” entre os políticos, tal como administrar a transição do governo. A expectativa é que o presidente do Banco Central (BCRA), Miguel Pesce, e o secretário do Tesouro, Rául Rigo, estejam presentes no encontro. Há também a possibilidade de que Sergio Massa permaneça no ministério da Economia até o dia a posse de Milei, em 10 de dezembro, para integrar o período de transição.
Em seu primeiro discurso como presidente neste domingo (19), Milei assegurou que o governo cumprirá “rigorosamente com os compromissos que assumiu” no período de campanha. O libertário informou que a Argentina presenciará o “fim de uma forma de fazer política” e que, a partir de agora, o futuro do país será administrado por uma agenda “liberal”. “Nosso compromisso é com a democracia, o livre comércio e a paz. Vamos trabalhar com todas as nações do mundo livre”. Milei também agradeceu ex-presidente Mauricio Macri e a ex-ministra de Segurança da Argentina, Patrícia Bullrich, que “colocaram o corpo para defender a mudança de que a Argentina necessita”.
A posse de Milei está marcada para às 7h do dia 10 de dezembro. Agentes da Marinha, Exército e Aeronáutica acompanharão Milei, sua vice, Victoria Villarruel, e os demais políticos presentes ao Congresso Nacional. Após estar empossado do cargo, o novo presidente deverá estabelecer sua equipe de governistas.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"