BRASIL

TSE reinicia o julgamento que poderá resultar na cassação do mandato do senador Jorge Seif

Redação BSM · 16 de Abril de 2024 às 08:23 ·

Seif enfrenta acusações de abuso de poder econômico durante sua campanha nas eleições de 2022. Se a ação for considerada procedente, isso poderá resultar na convocação de novas eleições para preencher a vaga no senado pelo estado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará, nesta terça-feira (16), o processo de julgamento que pode resultar na cassação do mandato e na inelegibilidade do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da Pesca durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Seif enfrenta acusações de abuso de poder econômico durante sua campanha nas eleições de 2022. Se a ação for considerada procedente, isso poderá resultar na convocação de novas eleições para preencher a vaga no senado pelo estado.

A coligação composta por PSD, União Brasil e Patriota, que apresentou Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado, moveu o recurso no TSE. A ação também envolve os suplentes de Seif, bem como os empresários Luciano Hang, proprietário da Havan, e Almir Manoel Atanázio, presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista.

A coligação alega que os empresários teriam favorecido ilegalmente a campanha de Seif, disponibilizando recursos como transporte aéreo, estúdios para gravações de vídeos ao vivo e materiais para redes sociais.

A sessão será retomada com a apresentação do voto de Floriano de Azevedo Marques, relator do caso. No início do julgamento, em 4 de abril, o relator fez um resumo da ação.

De acordo com o ministro, a acusação indica que Seif teria utilizado de forma irregular um helicóptero da Havan durante sua campanha, configurando uma doação irregular.

Além disso, o magistrado relatou que o senador teria utilizado os canais oficiais da empresa para promover sua campanha eleitoral e envolvido funcionários da rede de lojas na divulgação de sua campanha.

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS