BRASIL

Polícia de SP fecha laboratório do PCC que abastece Cracolândia, diz secretário de Segurança Pública

Redação BSM · 14 de Junho de 2024 às 09:23 ·

O laboratório estava localizado em São Lourenço da Serra, nos arredores da capital

Durante a 3ª fase da Operação Downtown, realizada recentemente na área conhecida como Cracolândia, localizada no coração de São Paulo, a Polícia Civil desmantelou um laboratório suspeito de ser utilizado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) para suprir o tráfico de drogas na região. Durante a operação, dois indivíduos foram detidos no local.

A descoberta do endereço do laboratório ocorreu a partir de informações obtidas em um dos imóveis onde os policiais cumpriam mandados de busca e apreensão. O laboratório estava localizado em São Lourenço da Serra, nos arredores da capital.

Ao todo, foram executados 140 mandados de busca e apreensão. Destes, 28 foram direcionados a pequenos hotéis que, segundo investigações do Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc), seriam utilizados como depósitos de drogas e esconderijos para traficantes e usuários. Além disso, suspeita-se que esses estabelecimentos também fossem utilizados pelo PCC para atividades de lavagem de dinheiro.

“Tem nomes de empresas que a gente não pode ainda revelar. A gente vai tratar com sigilo para que não haja vazamento. Mas o objetivo agora é corroborar ainda mais a participação dessas empresas na lavagem de dinheiro. São empresas usadas pelo crime organizado, justificando saídas de recursos que não existem, para no final chegar em duas ou três empresas lá na frente”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em entrevista coletiva.

“Hoje foi um grande ataque a esse ecossistema do crime organizado que se utiliza da região central para esse processo. Foi um trabalho de anos de investigação. Julgamos que essa é a fase mais importante da investigação. Porque estamos juntando as peças do quebra-cabeça do ecossistema financeiro do crime organizado,” finalizou.

A pasta não chegou a revelar a quantidade de droga apreendida durante a operação.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS