BRASIL

Ex-diretores da Americanas são alvos de mandados de prisão pela Polícia Federal

Redação BSM · 27 de Junho de 2024 às 08:39 ·

Os ex-diretores são acusados de terem cometido fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, nas quais antecipavam pagamentos a fornecedores através de empréstimos bancários

A Polícia Federal executou na manhã desta quinta-feira (26) dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão contra ex-diretores da empresa Americanas, sob acusação de participação em fraudes contábeis que totalizam aproximadamente R$ 25,3 bilhões, conforme divulgação da PF.

Além das medidas de busca, apreensão e prisão, a Operação Disclosure também incluiu o sequestro de bens e valores dos ex-diretores investigados, avaliados em mais de meio bilhão de reais. As ordens judiciais foram emitidas pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, após investigações conduzidas pela PF, pelo Ministério Público Federal e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo a PF, as investigações contaram com a colaboração da atual diretoria da Americanas. Os ex-diretores são acusados de terem cometido fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, nas quais antecipavam pagamentos a fornecedores através de empréstimos bancários.

A investigação também revelou fraudes relacionadas a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), utilizados como incentivos comerciais no setor, mas que, neste caso, foram contabilizadas VPCs inexistentes.

Os ex-diretores da Americanas, empresa atualmente em processo de recuperação judicial, serão investigados por crimes que incluem manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS