Deputado quer formação de Comissão Externa para monitorar a investigação do acidente aéreo em Vinhedo
A proposta ainda precisa ser votada. Ganem sugeriu que a comissão seja formada sem gerar despesas adicionais para a Câmara, utilizando os recursos já existentes e contando com a colaboração voluntária dos parlamentares e especialistas envolvidos
O deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP) apresentou uma proposta para a criação de uma Comissão Externa na Câmara dos Deputados, com o objetivo de monitorar as investigações sobre o recente acidente com um avião da Voepass, ocorrido na sexta-feira (9), que resultou na morte de 62 pessoas.
A proposta ainda precisa ser votada. Ganem sugeriu que a comissão seja formada sem gerar despesas adicionais para a Câmara, utilizando os recursos já existentes e contando com a colaboração voluntária dos parlamentares e especialistas envolvidos.
Em sua justificativa, Ganem destacou que a Comissão Externa permitirá uma análise independente e transparente do caso, garantindo que as informações sejam tratadas com a devida seriedade e que as famílias das vítimas recebam as respostas que merecem.
Como membro titular da Comissão de Viação e Transportes, Ganem acredita que essa comissão também deveria "acompanhar as diligências da investigação". Ele argumenta que a Comissão Externa terá a responsabilidade de acompanhar a situação no local e sugerir melhorias nas normas de segurança aérea com base nas investigações, ajudando a atualizar regulamentações e prevenir futuros acidentes.
No trabalho de investigação, estão envolvidos dez peritos da Polícia Federal enviados de Brasília, que colaborarão com os peritos da PF em São Paulo e com os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB).
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"