BRAVE NEWS #2

Tunísia barra comissão do Parlamento Europeu em meio a crise migratória

Brás Oscar · 15 de Setembro de 2023 às 16:28 ·

Confira também: inflação russa estoura meta, EUA retomam missões de inteligência no Níger

- Atritos diplomáticos entre Europa e África. O Parlamento Europeu condenou a decisão da Tunísia de impedir uma delegação enviada pela sua comissão de relações exteriores de entrar no país do Norte de África. A delegação, que incluiria cinco deputados alemães e franceses do Parlamento Europeu, visitaria a Tunísia ontem (14). O governo tunisiano não explicou o motivo da decisão, mas é evidente que se trata de uma retaliação às críticas feitas pela UE no início desta semana ao pacto de migração que o bloco assinou com a Tunísia em junho. A Tunísia passa por uma crise econômica e política e é um dos habituais pontos de partida de barcas com imigrantes muçulmanos ilegais para a Europa.

- A Economia russa indo de mal a pior. O Banco Central da Rússia aumentou na sexta-feira a sua taxa básica de juros em 1 ponto percentual, atingindo os 13%. A medida surge em resposta à inflação persistentemente elevada, que o banco prevê agora que atingirá os 7% este ano, bem acima da projeção anterior mais pessimista que previa 5%.

- A Nova Rota da Seda. O primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, visitou Pequim na quinta-feira (14) para se encontrar com o líder comunista Xi Jinping. É a primeira viagem ao exterior de Hun desde que assumiu o cargo em agosto. Xi também manteve conversas oficiais com o presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que também estava em visita oficial a Pequim hoje (15). O ditador chinês disse que o foco da visita é “uma cooperação mais profunda com o país africano na construção de infra-estruturas, agricultura, mineração e energia limpa”. Para saber mais sobre o avanço da China no continente africano leia aqui

- Retomando a missão. Os Estados Unidos estão retomando as missões de inteligência, vigilância e reconhecimento no Níger. Mais de 1.000 soldados dos EUA no país participaram juntamente com as tropas nigerinas em operações e treinos antiterroristas até ao golpe de Estado de Julho que derrubou o Presidente Mohamed Bazoum. Essas operações ainda estão pausadas.

- Houthis em Riade. A Arábia Saudita convidou os rebeldes Houthi do Iêmen para negociações de paz em Riad, disse o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita na quinta-feira. Entretanto, uma delegação de Omã, que tem feito a mediação entre os dois adversários, chegou na quinta-feira à cidade de Sanaa, controlada pelos Houthi, no Iémen.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS