BRAVE NEWS #3

Rumores de golpe de estado na Georgia

Brás Oscar · 18 de Setembro de 2023 às 18:49 ·

Turquia, crise nas negociações árabe-israelenses e Bielorrússia também foram destaques na pauta internacional do dia

- Suspensão das conversas: Segundo um relatório do portal Elaph, de propriedade saudita, mas com sede em Londres, a Arábia Saudita está retirando-se das negociações com Israel. A alegação principal para essa decisão seria a recusa do governo israelense em fazer concessões em relação à “questão palestina”. De acordo com o relatório, Riade teria informado a administração Biden sobre sua retirada das conversações, sendo que os EUA, por sua vez, teriam comunicado Israel sobre essa decisão. No entanto, autoridades israelenses e norte-americanas negaram essa informação, de acordo com fontes da mídia israelense.

- Negociações de segurança russo-chinesas: O Chanceler da China, Wang Yi, chegou à Rússia para participar de negociações sobre segurança, o que provavelmente envolve a questão da Guerra da Ucrânia. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores da China, a visita tem como objetivo a promoção das relações bilaterais. Além disso, Wang recentemente se reuniu oficialmente com o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, durante um encontro em Malta no final de semana. A Casa Branca relatou que essas conversas foram caracterizadas como "francas, substanciais e construtivas".

- Proposta turca: O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou durante uma coletiva de imprensa em Istambul que propôs aos líderes da Rússia, Azerbaijão e Armênia a realização de conversações quadrilaterais para discutir a questão do Nagorno-Karabakh. Ele acrescentou que, até o momento, não recebeu uma resposta a essa sugestão, mas afirmou que pretende retomar o assunto em uma futura conversa com o Presidente do Azerbaijão.

Para entender melhor a questão do Nagorno- Karabakh, leia aqui

- Rumores de golpe de estado: O Serviço de Segurança da Geórgia alega que há indícios de que um plano para derrubar o governo está em andamento. Segundo a agência do governo, os supostos organizadores, incluindo ex-funcionários do governo georgiano, estariam planejando criar agitação em massa após a divulgação de um relatório da Comissão Europeia sobre a candidatura da Geórgia para ingressar no bloco, prevista para o final deste ano.

- Exercícios bielorrussos: As forças armadas da Bielorrússia realizarão grandes exercícios envolvendo todos os elementos militares do país no final de Setembro.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS