GEOPOLÍTICA

Guerra: Armênia e Azerbaijão ou Turquia e Rússia?

Brás Oscar · 3 de Outubro de 2020 às 15:25

Entenda o pano de fundo histórico e os jogos políticos atuais que estão por trás do confronto entre armênios e azeris

 

Um assunto mal resolvido na década de 90 converteu-se em guerra no último fim de semana de setembro. Armênia e Azerbaijão estão declaradamente em guerra depois de muitas ameaças nos últimos meses. As terras de Nagorno-Karabakh são o cerne da atual disputa entre dois povos, que têm péssimas relações há séculos.

A região é um ponto de tensão geopolítica desde a queda do Império Otomano. Ambos os países são ex-repúblicas soviéticas com uma situação de delimitação de fronteiras incerta. Os contrastes étnicos e religiosos entre armênios e azeris dão um tom mais dramático ao conflito, mas também há grandes interesses de esquemas globais de poder de blocos divergentes, que usam ambos os países como peões.

Povos antigos têm memórias antigas, e elas não se apagam facilmente. Numa parte do mundo que abriga nações com origens que se fundem aos mitos fundadores do Ocidente e do Oriente Médio, nenhum movimento político é raso e baseado em meras relações de interesses comerciais. Entenda o pano de fundo histórico e os jogos políticos atuais que estão por trás do confronto...