COMUNISMO

Regime do Vietnã prende Huy Duc, jornalista e escritor dissidente

Redação BSM · 9 de Junho de 2024 às 10:45 ·

Truong Huy San, conhecido popularmente como Huy Duc, é acusado de “abusar de liberdades democráticas” por meio de publicações no Facebook. Advogado também foi preso

O regime comunista do Vietnã prendeu o jornalista e escritor Truong Huy San, conhecido popularmente como “Huy Duc”, sob a acusação de “abusar das liberdades democráticas” através de publicações no Facebook que “infringiam os interesses do Estado e os direitos e interesses legítimos de organizações e indivíduos”. San, que contava com mais de 350 mil seguidores na plataforma antes de sua conta ser desativada em 1º de junho, foi levado sob custódia na semana passada, conforme reportagem do jornal The New York Times.

A prisão de San foi confirmada pelas autoridades vietnamitas na noite de sexta-feira. A mídia local informou que tanto a casa quanto o local de trabalho do jornalista foram revistados. Além de San, o advogado Tran Dinh Trien também foi preso sob a mesma acusação.

San é amplamente considerado o jornalista mais influente do Vietnã. Ben Swanton, diretor do Projeto 88 uma organização que defende a liberdade de expressão no país declarou ao Times que a detenção de Huy Duc representa “um ataque alarmante à liberdade de imprensa” e faz parte de uma repressão contínua contra reformistas. O Partido Comunista, que governa o Vietnã, tem como alvo jornalistas críticos há anos.

Em 28 de maio, San publicou um artigo criticando o chefe do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong. Esse tipo de crítica ao governo é frequentemente punido com severidade, refletindo as rígidas regulamentações e restrições à liberdade de expressão impostas pelo regime.

A repressão a vozes dissidentes não é nova no Vietnã. Em 2022, Dang Như Quynh, um usuário do Facebook com mais de 300.000 seguidores, foi preso por postagens que violavam “liberdades e direitos democráticos para minar os direitos legais do Estado, organizações e indivíduos”, a mesma acusação usada contra San.

Desde 2016, o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, intensificou as punições contra jornalistas. Na sexta-feira, os Repórteres Sem Fronteiras tuitaram: “De acordo com fontes da RSF, o comentarista político #HuyDuc, desaparecido desde 1º de junho, está detido pela polícia em #Hanói depois de publicar vários artigos sobre a instabilidade política do regime. Pedimos a sua libertação imediata!”

Truong Huy San trabalhou para vários jornais vietnamitas até ser demitido em 2009. Após sua demissão, ele começou a publicar artigos sobre política no Vietnã no Facebook. Seu livro de 2012, The Winning Side, reconta a história política do país.

A prisão de San e Trien ocorre num momento em que uma grande remodelação de liderança está se consolidando no Vietnã, um país que, apesar das reformas econômicas abrangentes e da crescente abertura à mudança social, ainda mantém uma censura rigorosa aos meios de comunicação social e não tolera críticas ao governo.

As detenções de San e Trien, figuras públicas conhecidas e respeitadas, demonstram o alcance e a severidade da repressão governamental no Vietnã. Elas servem como um lembrete sombrio das restrições à liberdade de imprensa e expressão no país, apesar das pressões internas e externas por mudanças. O caso de Huy Duc mostra a união indissolúvel entre comunismo e censura — aonde um vai, o outro vai atrás.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS