Polícia Federal e ABIN devem investigar apagão elétrico
O pedido de inquérito foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que vai pedir ao Ministério da Justiça que seja aberta uma investigação policial entre a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para apurar possíveis causas do apagão elétrico ocorrido na terça-feira (15).
Silveira pretende investigar se houve uma ação intencional que provocou o apagão.
"Estou oficiando o Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instauração de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido, além de diagnosticar onde ocorreu. Nós vamos encaminhar à PF e Abin a instauração de procedimento para apurar eventuais dolos no ocorrido de hoje", disse.
De acordo com o ministro, o apagão que ocorreu em vários estados do país não possui relação com a segurança energética do Brasil.
Silveira detalhou ainda que um terço dos consumidores brasileiros foram atingidos pelo incidente.
"Nós temos 90 milhões de consumidores, então foi de 27 a 29 milhões de consumidores que tiveram essa interrupção momentânea de energia", disse.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"