Musk deve depor sobre Moraes no Congresso americano em maio
Dono do Twitter/X teve seu depoimento agendado para 8 de maio. Ele acusa o ministro Alexandre de Moraes de promover censura em massa no Brasil
O empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, deve depor na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, especificamente na Comissão de Relações Exteriores, no próximo dia 8 de maio, para discutir as ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Alexandre de Moraes, no caso conhecido como Twitter Files Brazil.
Os documentos revelam ordens de Moraes para que redes sociais suspendessem os perfis de políticos e militantes de oposição, algo investigado em inquéritos sob sua presidência. Musk, juntamente com parlamentares de oposição ao governo Lula no Brasil, afirmam que essas ações representam uma forma de censura e abuso de poder por parte do Judiciário. Políticos governistas e o próprio ministro defendem as decisões como necessárias para a preservação de um certo “Estado Democrático de Direito” e insistem em defender a censura das redes sociais.
Musk mencionou preocupações sobre ordens de Moraes ao Twitter para que suspendesse perfis de políticos por supostas violações dos termos da plataforma. Essas ordens ficaram comprovadas hoje com a divulgação de um relatório do Comitê Judiciário da Câmara de Representantes dos EUA. O dono do Twitter/X prevê que os Estados Unidos possam impor sanções políticas e econômicas ao governo de Lula, semelhantes às aplicadas à Venezuela, dependendo dos resultados das próximas eleições presidenciais americanas.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"