PARANÁ

Militantes de extrema-esquerda invadem ALEP e tentam impedir votação de projeto Parceiro da Escola

Paulo Briguet · 3 de Junho de 2024 às 17:00 ·

Sindicalistas não querem implantação de programa de parcerias com iniciativa privada para melhorar gestão administrativa de escolas estaduais

Um grupo de militantes de extrema-esquerda invadiu nesta segunda-feira a área interna da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo dos manifestantes – ligados à APP Sindicato e a partidos esquerdistas e comunistas – é causar tumulto e impedir a votação do projeto de lei que autoriza a realização de parcerias com empresas privadas para a gestão administrativa de escolas da rede estadual. Em razão de baderna, o presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano (PSD), suspendeu a sessão, que estava prevista para começar às 14h30.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram os manifestantes fazendo uso de força para entrar no prédio da Alesp. Um dos vídeos mostra uma vidraça sendo quebrada. Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia, a Polícia Militar precisou usar bombas de efeito moral e gás de pimenta para conter a fúria dos extremistas.

A APP Sindicato iniciou na semana passada uma greve contra a implantação do programa Parceiro na Escola. Inspirado em modelos educacionais adotados em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul, o projeto permite parcerias com o setor privados para que os gestores das escolas se dediquem apenas às atividades didático-pedagógicas, deixando que empresas privadas cuidem dos aspectos administrativos e estruturais das unidades. O projeto de lei que entraria em votação hoje prevê consulta prévia às comunidades para que o modelo seja adotado. Implantando de forma experimental em duas escolas da Região Metropolitana de Curitiba, o modelo foi aprovado por mais de 90% dos pais, estudantes e professores.

Mas a APP Sindicato não está nem aí para os resultados das escolas.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS