INTERNACIONAL

Itália aprovará medidas mais rígidas contra imigrantes

João Pedro Magalhães · 18 de Setembro de 2023 às 17:09 ·

Somente neste ano de 2023, por exemplo, mais de 127.000 imigrantes já chegaram ao país, conforme dados oficiais do governo. A situação ainda foi agravada após a chegada de quase 10.000 imigrantes na ilha de Lampedusa, no sul do país, na última semana

Em meio a uma crise decorrente do elevado número de imigrantes ilegais chegando em seu país, o governo da Itália irá aprovar medidas mais rígidas para garantir a detenção dos visitantes ilegais que aguardam a repatriação. Segundo a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, apesar dos esforços de algumas nações, parte da Europa está prejudicando o combate a atual crise imigratória no continente.

Em uma tentativa de controlar a imigração ilegal, o governo busca aumentar o tempo de detenção dos imigrantes que aguardam a repatriação para 18 meses (ao invés dos 3 meses previstos atualmente) e também a criação de ainda mais centros de detenção em todo o território nacional.

Essas medidas estão relacionadas com o histórico fracasso dos governos italianos em controlar os estrangeiros ilegais em seu país. Pesquisas realizadas por um instituto local mostram que apenas 20% das pessoas visadas por ordem de repatriação realmente deixaram o país nos últimos anos.

O restante, portanto, ou fugiu dos centros de detenção ou foram liberados e permaneceram na Itália ilegalmente. Muitos, inclusive, foram para outros países mais ricos no Norte europeu.

Somente neste ano de 2023, por exemplo, mais de 127.000 imigrantes já chegaram ao país, conforme dados oficiais do governo. A situação ainda foi agravada após a chegada de quase 10.000 imigrantes na ilha de Lampedusa, no sul do país, na última semana.  

Esses acontecimentos estão afetando a credibilidade da primeira-ministra italiana, que teve como uma das suas pautas de campanha o controle da imigração ilegal no país. Em declaração oficial, porém, Meloni exalta os esforços de seu governo, mas apresenta as grandes dificuldades dessa guerra - incluindo acordos internacionais e esforços contrários de outros países europeu.

Veja a sua declaração a respeito da atual crise imigratória em seu país:

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS