General Heleno chama deputado transexual de "senhor"; parlamentar exige "pronome feminino"
Heleno chamou o deputado Duda Salabert de "senhor" e foi rebatido por ele: "É senhora"
O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro (PL), compareceu perante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, na condição de testemunha, nesta terça-feira (26). Durante sua participação, Heleno chamou o deputado transexual Duda Salabert (PDT-MG) de "senhor", enquanto o parlamentar exigia ser chamado de "senhora".
A fala, considerada agressiva pelo transexual, ocorreu durante os questionamentos de Salabert ao depoente. “O senhor disse que a ditadura militar salvou o Brasil. O senhor coordenou a Operação Punho de Ferro no Haiti, que resultou em um massacre e na morte de dezenas de crianças e mulheres”, afirmou o pedetista ao Heleno.
Salabert, então, foi interrompido por Heleno. “Eu estou querendo proteger vossa excelência. Isso é uma afirmativa mentirosa, se eu quiser, vou para a Justiça e processo o senhor”, disse o militar. “Eu boto o senhor na cadeia.” O deputado, então, o rebateu" É a senhora".
“É a senhora. É a senhora. E não vai me ameaçar, não”, devolveu o deputado.
— TeAtualizei (@taoquei1) September 26, 2023
Veja mais
- Em depoimento à CPMI, General Heleno diz que acampamentos eram pacíficos
- CPI do MST cancela reunião desta terça-feira e adia votação de relatório para quinta-feira
- Xi Jinping se oferece para reconstruir a Síria
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"