COMBATE AO CRIME

Fórum Rio discute segurança e educação em meio a cenário de guerra

Redação BSM · 9 de Julho de 2024 às 16:48 ·

Evento reúne palestrantes especializados em segurança, educação e direitos fundamentais e busca soluções para os grandes desafios do Rio de Janeiro

Não é segredo para ninguém que o Estado do Rio de Janeiro vive um cenário de guerra há algumas décadas. Nesta semana, a Polícia Civil carioca começou a investigar uma nova tática adotada por quadrilhas de tráfico: o uso de drones para lançar granadas em territórios rivais na Zona Norte da cidade. Esse novo modus operandi, que incluiu um ataque no Morro do Quitungo, revela a sofisticação crescente do crime organizado – e esse será um dos temas discutidos neste sábado, em um evento sobre a crise da segurança pública no Rio e a busca de soluções para o estado de medo permanente entre a população carioca.

O Fórum Rio de Segurança e Educação, que será realizado no próximo sábado (13 de julho), no Hotel Ibis, Barra da Tijuca, busca discutir precisamente esses desafios. O evento reunirá estudiosos em segurança, educação e direitos humanos para debater soluções viáveis para a violência que assola o estado. Entre os palestrantes estão Eduardo Vieira, Pedro Afonseca, Newton Greco, Otávio Gabrich, Marcelo Rocha Monteiro, Alexandre Ramagem, Fabrício Oliveira, Márcio Gualberto, Jorge Malheiro e Lília Nunes, abordando temas desde a educação clássica até a crise na segurança pública.

O diretor do fórum, Marcus Tavares, explica a motivação do evento: “O Fórum nasceu da percepção de que o que estamos vivendo no Rio de Janeiro não tem uma solução simples, pois hoje, com o contexto de tomada de poder que vive o estado, fica claro um momento de mudança cultural que estamos vivendo. O fato gravíssimo é que estamos passando por um processo de destruição cultural, moral e econômica da cidade”.

Tavares destacou a seleção cuidadosa dos palestrantes, visando à qualidade intelectual e o conhecimento histórico: “A estrutura do fórum visa mostrar as origens dos problemas, relacionando desde a fundação do Ocidente até o momento atual, e as possíveis soluções para manutenção da cultura e da ordem. Os palestrantes foram escolhidos com rigoroso critério, buscando não só especialistas de alta qualidade intelectual em suas respectivas áreas, mas visando também que tenham amplo conhecimento histórico para entender qual a realidade que estamos vivendo no presente”.

Sobre as prioridades na segurança pública do Rio de Janeiro, Tavares afirmou: “Há várias demandas nesta área, mas segundo os especialistas, o maior gerador de violência no Rio de Janeiro hoje é sem dúvida a ADPF635, pois tornou o Rio um verdadeiro paraíso para criminosos de todo o Brasil.”

Tavares comenta ainda sobre o impacto do ativismo judicial do STF: “O ativismo judicial tem ferido de morte o Rio de Janeiro, pois onde não há segurança, não há vida social. Qualquer atividade noturna no Rio de Janeiro somente para Rambo, Bradock e companhia. Mesmo tendo uma das melhores e mais preparadas polícias para guerrilha urbana, esses homens não podem mais atuar por conta da interferência da ADPF635.”

A seguir, a lista de palestrantes e temas do evento:

Eduardo Vieira (professor e palestrante) – Tema: “Fundação do Ocidente e a Europa antes da Unificação Católica”

Pedro Afonseca (professor, empresário e ex-presidente do Centro Dom Bosco) – Tema: “A Expulsão dos Jesuítas do Brasil e suas Consequências na Educação”

Newton Greco (palestrante, engenheiro e estudioso da educação clássica) – Tema: “A Guerra Epistêmica”

Otávio Gabrich (palestrante e especialista em segurança pública) – “Aspectos Essenciais da Filosofia na Segurança Pública”

Marcelo Rocha Monteiro (procurador de justiça e escritor) – Tema: “Ativismo Judicial”’

Alexandre Ramagem (deputado federal) – Tema: “A Crise na Segurança Pública”

Fabrício Oliveira (delegado de polícia, palestrante e coordenador do CORE) – Tema: “A Quebra da Cultura e a Insurgência Criminal”

Márcio Gualberto (deputado estadual) – Tema: “Impactos Sociais e Culturais da Violência e as Atribuições do Legislativo”

Jorge Malheiro (professor e escritor) – Tema: “Ameaças e Oportunidades na Educação”

Lília Nunes (advogada, professora e ativista pró-vida) – Tema: “O Papel da Família na Educação”

Ingressos para o evento podem ser adquiridos aqui.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS