DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Filho de Faustão vai a Brasília propor PL que torna todos doadores de órgãos

Rhuan C. Soletti · 13 de Setembro de 2023 às 16:25 ·

A legislação brasileira atualmente segue o modelo de doação consentida, que requer a autorização da família do falecido ou da própria pessoa em vida para a retirada de órgãos com a finalidade de transplante

João Guilherme Silva, filho do apresentador Faustão, esteve em Brasília para se reunir com parlamentares em defesa da implementação do conceito de "doador de órgãos presumido"  na legislação brasileira. A viagem ocorreu na terça-feira (12). Em resumo, a proposta sugere que todo cidadão brasileiro seja automaticamente considerado um potencial doador de órgãos, a menos que manifeste explicitamente sua objeção.

"Ou, seja, todo mundo é doador até que a pessoa decida – na verdade, que se ela quiser não ser doadora, que se pronuncie. Até o contrário, todo mundo é doador", afirmou Silva em uma postagem nas redes sociais.

Ele acrescentou ainda que "estamos empenhados em mudar a história do Brasil para que todas as pessoas atualmente na fila de espera por órgãos possam receber um transplante mais rapidamente."

Entre julho e agosto, Faustão passou mais de um mês internado para realizar uma cirurgia de transplante de coração. A legislação brasileira atualmente segue o modelo de doação consentida, que requer a autorização da família do falecido ou da própria pessoa em vida para a retirada de órgãos com a finalidade de transplante.


Veja mais

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS