JUDICIÁRIO

Advogado de réu do 8 de janeiro, ex-desembargador Sebastião Coelho vira alvo de investigação do CNJ

Redação BSM · 13 de Setembro de 2023 às 15:39 ·

Corregedor nacional de Justiça determinou abertura de reclamação disciplinar contra Coelho por suposta "incitação de atos golpistas"

O desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, que está atuando como advogado de um dos réus do 8 de janeiro, virou alvo de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de uma reclamação disciplinar contra Coelho por suposta "incitação de atos golpistas" durante o exercício da magistratura.

O coregedor também determinou a quebra de sigilo bancário entre 1° de agosto de 2022 a 8 de janeiro de 2023 para investigar se ele chegou a financiar os atos. Coelho tem até 15 dias para apresentar defesa.

Na decisão, ministro Salomão alega que as "condutas inapropriadas" do desembargador iniciaram quando ele ainda atuava no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e continuou após a aposentadoria, quando ele deu declarações inclusive defendendo a prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Salomão também cita a fala do desembargador na sessão em que anunciou sua renúncia ao cargo no TRE-DF, em 19 de agosto do ano passado, quando ele disse que não estava "feliz" com o STF e que o ministro Alexandre de Moraes "fez uma declaração de guerra ao País".

Coelho afirmou que considera a investigação uma "tentativa de intimidação", mas que não se deixará intimidar. Durante julgamento dos réus do 8 de janeiro nesta quarta-feira (13), no plenário do STF, o desembargador aposentado afirmou que os ministros da Corte são "as pessoas mais odiadas do país". 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS