INTERNACIONAL

Em votação histórica, Câmara dos EUA aprova cassação do deputado George Santos

Redação BSM · 1 de Dezembro de 2023 às 14:22 ·

A cassação do deputado foi aprovada por 311 votos a 114, com 105 republicanos votando junto com a esmagadora maioria dos democratas

A Câmara dos Estados Unidos aprovou, nesta sexta-feira (1), a cassação do deputado republicano George Santos, que responde a 23 acusações na Justiça americana. A votação é considerada histórica porque ele é o sexto deputado na história dos EUA a ser expulso da Câmara

A resolução de expulsão do deputado foi aprovada por 311 votos a 114, com 105 republicanos votando junto com a esmagadora maioria dos democratas a favor da cassação. Dois democratas votaram “não” e outros dois se abstiveram. 

George Santos, filho de imigrantes brasileiros, é acusado de uma série de irregularidades, desde mentir sobre seu currículo a uso ilegal de dinheiro de campanha. Entre as acusações, estão as de que ele teria utilizado dinheiro de doações em cirurgias plástica e mesmo para assinar o OnlyFans; fraude com cartões de crédito e até roubo de identidade. 

Em entrevista à CNN local, o deputado admitiu a derrota: "Acabou", disse. “Esse é o voto deles. Eles apenas estabeleceram novos precedentes perigosos para si próprios", continuou. 

Santos já havia resistido a outras tentativas de cassação, mas dessa vez sua saída se tornou inevitável após o Comitê de Ética da Câmara divulgar um relatório que concluiu que o congressista havia "procurado explorar fraudulentamente todos os aspectos de sua candidatura" para próprio lucro financeiro pessoal.

A cassação é a forma de punição mais severa para um parlamentar na Câmara. É extremamente raro e requer uma maioria de dois terços dos votos para ter sucesso.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS