DIÁRIO DE UM CRONISTA

Eduardo Melo, o comandante

Paulo Briguet · 29 de Junho de 2020 às 18:40

O nome do professor e oficial superior da Marinha Eduardo Melo também é cotado para assumir o Ministério da Educação

Quando estive em Brasília durante o governo de transição, em dezembro de 2018, uma das pessoas que mais me chamaram a atenção ― pela gentileza, pela inteligência, pela serenidade ― foi o professor Eduardo Miranda Freire de Melo. Nos intervalos das conversações sobre o novo Ministério da Educação ― no qual Melo viria a ocupar o cargo de Secretário-Executivo Adjunto ―, falamos um pouco sobre nossas famílias e sobre a nossa fé católica. Eis que, antes de uma das reuniões de trabalho do MEC, Melo pede a palavra e diz:

― São seis horas da tarde. Gostaria de convidar os que quiserem a rezar conosco a oração do Ângelus.

Fez-se um profundo silêncio entre os presentes.

― O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

― E Ela concebeu do Espírito Santo.

Foi realmente uma experiência inesquecível ― e eu diria que bastante inesperada ― rezar o Ângelus dentro de um gabinete político de Brasília. Eis que hoje, um ano e meio depois, recebo a notícia de que parte da bancada parlamentar cristã e comandantes da Marinha defendem o nome de Eduardo Melo para assumir o Ministério da Educação.

Os leitores do BSM sabem que acabo de escrever em defesa da indicação de Ilona Becskeházy, mas devo admitir que Eduardo Melo também seria uma excelente escolha para o cargo.

Experiência e qualificação não lhe faltam.

Além de ter ocupado o mencionado cargo no MEC ― e também a diretoria geral da Fundação Roquette Pinto Comunicação Educativa, entre 2019 e 2020 ―, Melo tem uma sólida carreira nacional e internacional em empresas e instituições: Marinha do Brasil, Catholic Youth World Network (EUA, Itália, Espanha, México), Mission Network (EUA, México, Brasil), Everest International Scholl (Brasil) e Instituto de Biopolítica Zenith.

Com mais de 30 anos de experiência em administração de sistemas, gestão de qualidade, desenvolvimento de projetos estratégicos para segurança nacional, Melo tem profundos conhecimentos de logística, licitações e contratos, gestão pública, gestão financeira e tecnologia.

Oficial superior da Marinha, Melo especializou-se na criação de instituições, formação de equipes e implementação de sistemas educacionais, como o conceituado colégio internacional Everest.

Graduado em Ciências Navais, com pós-graduação em Administração de Sistemas e Liderança e Estado-Maior, Eduardo Melo talvez seja o comandante necessário para conduzir esse imenso navio chamado Ministério da Educação por águas turbulentas até um porto seguro.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus ― Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Paulo Briguet é cronista e editor-chefe do BSM.


Gostou desse conteúdo? Há muitas outras matérias de excelente nível de informação e análise exclusiva para nossos assinantes. Faça a sua assinatura mensal por apenas 29/mês, ou a assinatura anual, por 290/ano (2 mensalidades gratuitas) e tenha acesso a todo o conteúdo premium do Brasil sem Medo.