INTERNACIONAL

Ditadura de Nicolás Maduro avança e anuncia vitória sobre Guiana após plebiscito

Redação BSM · 4 de Dezembro de 2023 às 08:48 ·

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da ditadura venezuelana, 10,5 milhões de eleitores participaram da consulta, sendo que 95,93% concordaram em incorporar oficialmente Essequibo ao mapa do país

Os eleitores venezuelanos votaram a favor de um referendo que transforma o território de Essequibo em um estado da Venezuela, no domingo (3). 

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da ditadura venezuelana, 10,5 milhões de eleitores participaram da consulta, sendo que 95,93% concordaram em incorporar oficialmente Essequibo ao mapa do país. 

A República da Guiana e a Venezuela disputavam a soberania sobre o território a oeste do Rio Essequibo desde o século XIX. Nessa época, Robert Hermann Schomburgk, um explorador alemão a serviço da coroa britânica, delineou a fronteira da então colônia da Guiana Britânica com a Venezuela, favorecendo claramente o Reino Unido. Essa fronteira, conhecida como Linha Schomburgk, permanece como um dos maiores dilemas geopolíticos da história sul-americana, sem uma solução definitiva até o momento. 

 

Desde o início do ano, essa questão se tornou foco de tensões, podendo resultar em conflitos na fronteira com o Brasil.

O território em disputa, denominado Guiana Essequiba, é abundante em recursos petrolíferos, tornando-se um dos principais motivos para o ressurgimento do conflito histórico. Recentemente, a Guiana iniciou a exploração do potencial petrolífero da região em colaboração com empresas americanas. 

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, reagiu rapidamente, anunciando o referendo que aconteceu neste domingo (3), visando estabelecer novas políticas para a área e justificar uma possível anexação.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS