POLÍTICA

Vice-líder do governo na Câmara deixa cargo por apoiar direito de reação de proprietários rurais contra invasões do MST

Luís Batistela · 23 de Abril de 2024 às 09:03 ·

Linhalis mostrou-se contrário às invasões do MST, defendendo o direito de reação dos proprietários rurais. 

O deputado federal Dr. Victor Linhalis, nesta segunda-feira (22), deixou o cargo de vice-líder do governo na Câmara dos Deputados por divergir sobre as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O parlamentar acusou o líder do governo na Casa, José Guimarães, de tentar convencê-lo a reconsiderar seu voto sobre o projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no qual é relator, que “dispõe sobre a retirada de invasores de propriedades privadas”. A exoneração do congressista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Linhalis é favorável ao texto que possibilita aos proprietários rurais reagir às invasões de suas terras “por sua própria força ou utilizar força policial”, sem depender de ordem judicial, “contanto que o faça logo e que os atos de defesa ou desforço não ultrapassem o indispensável à manutenção ou restituição da posse”.

“A decisão se deu pela divergência de opiniões em relação à pauta da segurança jurídica no campo, da qual o deputado é relator [...] Enquanto o parlamentar defende o perduramento da legislação e a segurança jurídica ao produtor rural quanto às invasões de terra, o direcionamento da liderança do governo vai em sentido contrário”, afirmou a assessoria do parlamentar em nota à imprensa.

Ainda ontem, por meio de suas redes sociais, Linhalis mostrou-se contrário às ações perpetradas pelo MST e defendeu, novamente, seu posicionamento pelo direito de reação dos proprietários rurais. “Invasão de terras não! Sigo com o meu posicionamento contrário ao movimento que invade terras e que devasta a produção do campo. Os produtores rurais têm o direito de lutar pelo que é seu por direito, de trabalhar e de gerar riquezas para o Brasil”, disse.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS