Trump é preso na Geórgia e liberado em seguida após pagamento de fiança
Ele foi autuado por acusações de supostas tentativas para alterar o resultado das eleições de 2020 naquele estado. Essa é a quarta vez somente este ano que Trump é indiciado
O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, entregou à polícia do condado de Fulton, na Geórgia, por volta das 20h30 (horário de Brasília). O republicano ficou cerca de 10 minutos detido e foi liberado após pagamento de fiança de 200 mil dólares.
Ele foi autuado por acusações de supostas tentativas para alterar o resultado das eleições de 2020 naquele estado. Essa é a quarta vez somente este ano que Trump é indiciado. Além dele, outras 18 pessoas também foram acusadas formalmente no caso eleitoral na Geórgia.
A prisão, mesmo que por alguns minutos, é considerada histórica por se tratar de um ex-presidente americano que precisará ficar detido numa penitenciária conhecida por ser superlotada e insalubre.
Outro fato simbólico é o de que, dessa vez, ele passou pelo procedimento chamado "mugshot", a foto tirada dos réus, além do recolhimento de impressões digitais. Nas ocasiões anteriores em que se apresentou às autoridades, Trump conseguiu evitar que fosse fotografado pela justiça. A imagem, tirada para humilhar o ex-presidente, já tem causado o efeito contrário nas redes sociais, tornando-se incônica.
He's the most photographed person on Earth. The mugshot was completely unnecessary and vindictive, of course. But it's going to backfire dramatically, since this image is instantly iconic. pic.twitter.com/msgEktyVYd
— Ben Shapiro (@benshapiro) August 25, 2023
Após ser liberado, ele gravou um vídeo em que diz que continua acreditando que o cidadão tem o direito de desconfiar do resultado eleitoral.
O presidente Trump foi preso horas atrás por “interferência eleitoral”, e fez a primeira declaração desde que saiu da prisão após fiança:
— Área Militar (@areamilitarof) August 25, 2023
“Você deveria ser capaz de contestar uma eleição. Achei que a eleição foi uma eleição fraudada, uma eleição roubada. pic.twitter.com/JiFgjx1Bne
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"