INTERNACIONAL

Suprema Corte dos EUA deve decidir sobre imunidade de Donald Trump nesta segunda-feira

Redação BSM · 1 de Julho de 2024 às 08:43 ·

Trump argumenta que, na época dos supostos crimes, era presidente e, portanto, imune a processos criminais

A Suprema Corte dos Estados Unidos vai anunciar hoje, segunda-feira (1º), sua decisão crucial no caso que envolve a imunidade de Donald Trump em um processo criminal. Ele é acusado de tentar reverter o resultado das eleições de 2020, que perdeu para Joe Biden, e de incitar seus seguidores a invadir o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Trump argumenta que, na época dos supostos crimes, era presidente e, portanto, imune a processos criminais.

A decisão está marcada para as 11h (horário de Brasília).

Antes de chegar à Suprema Corte, Trump recorreu ao Tribunal de Apelações de Washington. Em fevereiro, o tribunal decidiu de forma unânime que Trump não possui imunidade contra processos por crimes supostamente cometidos durante seu mandato presidencial. Essa decisão rejeitou firmemente os argumentos de Trump de que ele não deveria enfrentar julgamento por acusações de fraude eleitoral.

Se a Suprema Corte seguir o mesmo entendimento e decidir que ex-presidentes não têm imunidade contra processos criminais, o julgamento de Trump por seu papel no episódio do Capitólio e na tentativa de obstruir as eleições poderá começar imediatamente.

No entanto, alguns analistas jurídicos sugerem que, se a Suprema Corte estivesse totalmente de acordo com a decisão do Tribunal de Apelações, não teria aceitado revisar o recurso de Trump.

Durante as audiências em 25 de abril, vários juízes conservadores da Suprema Corte, incluindo o presidente John Roberts e o juiz Brett Kavanaugh, indicado por Trump, expressaram desacordo com a abordagem adotada pelo tribunal de apelações.

A decisão terá um impacto significativo no futuro dos próximos presidentes dos EUA e pode influenciar o curso de outros processos contra Trump.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS