INTERNACIONAL

Suprema Corte americana decide que Trump pode obter imunidade parcial

Luís Batistela · 1 de Julho de 2024 às 12:21 ·

A decisão foi considerada uma vitória pelo ex-presidente.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (01) que o ex-presidente americano Donald Trump pode obter imunidade parcial nos processos judiciais em que está envolvido no país. Em sua rede social, a Truth Social, Trump classificou a decisão como uma “grande vitória para a nossa Constituição e a democracia”.

Embora não conceda imunidade automática a Trump, a decisão permite que ex-presidentes americanos solicitem essa proteção. Portanto, os casos devem retornar aos tribunais de segunda instância, que precisarão julgar a questão da imunidade de Trump nos três processos em que está envolvido. No entanto, essa decisão pode atrasar o andamento dos julgamentos.

Ele é acusado de tentar reverter o resultado das eleições de 2020, que perdeu para Joe Biden, e de incitar seus seguidores a invadir o Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Trump argumenta que, na época dos supostos crimes, era presidente e, portanto, imune a processos criminais.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS