Sonho de Moraes é ser presidente da República, diz Valdemar Costa Neto
A fala de Neto decorre de uma relação conturbada entre o Judiciário e o partido, considerando a recente investigação contra Ramagem no caso da Abin
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fez uma comparação entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o senador Sergio Moro, afirmando que "o sonho" do magistrado é ser presidente da República. Argumentando, Neto afirmou que Moraes busca visibilidade na mídia e que a soberba o ataca sem que ele perceba, sugerindo que o ministro sonha em concorrer ao Palácio do Planalto.
Essas declarações ocorrem em meio à tensão política entre o partido e o Judiciário. Vale lembrar que Moraes recentemente esteve envolvido em investigações da Polícia Federal sobre supostas irregularidades na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), onde o diretor, Alexandre Ramagem (PL), foi alvo de um inquérito que apontava para a atuação de uma "organização criminosa" na agência.
A PF alegou que a direção da Abin, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria tentado interferir nas investigações relacionadas ao uso do software espião FirstMile que ocorreram durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O FirstMile é um software de monitoramento desenvolvido pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint). Em março de 2023, já era alegada a informação de que a Abin tinha usado o programa para monitorar até 10 mil proprietários de celulares a cada doze meses.
A Abin, em pronunciamentos anteriores, afirmou que aposentou o FirstMile em 2021 e não adquiriu outra ferramenta. O pedido de operação para Moraes afirma que "a direção atual da Abin realizou ações que interferiram no bom andamento da investigação". A PF sustenta a existência de "conluio de parte dos investigados com a atual alta gestão da Abin", gerando prejuízos tanto à investigação quanto à própria agência.
A investigação indicou que um grupo da Abin teria monitorado ilegalmente diversas autoridades durante a gestão de Ramagem à frente do órgão. Essas situações apenas inflatam a relação acirrada entre o partido e o Judiciário, e a fala de Neto é resultado do atrito.
Veja mais
- Explosão em tanque deixa quatro feridos em refinaria investigada pela Lava-Jato
- Abin tentou interferir em investigação sob direção do governo Lula, diz PF
- Cissa Guimarães, que fez campanha pra Lula em 2022, receberá R$ 70 mil por mês para apresentar programa na TV Brasil
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"