PF intima Bolsonaro a depor sobre suposta "tentativa de golpe"
A intimação vem no contexto da operação Tempus Veritatis, realizada pela PF em 8 de fevereiro, que teve Bolsonaro e seus aliados como alvos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal a depor sobre uma suposta "tentativa de golpe" — que nunca existiu senão na narrativa midiática e, agora, jurídica — contra a eleição de Lula ao Palácio do Planalto. O depoimento está marcado para quinta-feira (22) em Brasília, às 14h (horário local).
A intimação vem no contexto da operação Tempus Veritatis, realizada pela PF em 8 de fevereiro, que teve Bolsonaro e seus aliados como alvos. A operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente, impedindo-o de deixar o país.
Em resposta, em 14 de fevereiro, a defesa de Bolsonaro solicitou a devolução do passaporte e pediu que a proibição de sua saída do país fosse substituída por medidas menos severas,
No total, as ordens de Moraes atingiram 33 pessoas com mandados de busca e apreensão, quatro com prisão preventiva e outras 48 com medidas alternativas, incluindo proibição de contato entre os investigados, entrega de passaportes e suspensão de funções públicas.
Entenda: A narrativa do “golpe” — Uma análise das acusações contra Jair Bolsonaro
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"