CULTURA POP

Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball

Brás Oscar · 8 de Março de 2024 às 17:32 ·

O mestre da animação mudou a maneira como o Ocidente via a cultura pop japonesa


Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, morreu aos 68 anos no dia 1º de março, em Tóquio, em decorrência de um hematoma subdural agudo. A informação só foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8) por estúdios ligados ao mestre da animação japonesa.

Akira Toriyama nasceu em Nagoya, Japão, em 1955 e completaria 69 anos no próximo mês. O talento para o desenho e para a criação de boas histórias já era notório desde a infância, quando começou a se interessar pelos mangás, a arte japonesa de animação em quadrinhos, mas o sucesso veio a partir de 1978, quando suas primeiras ilustrações e histórias foram publicadas na revista Weekly Shonen Jump, um periódico extremamente importante na história da cultura popular japonesa.

Os mangás seguem um estilo desenvolvido no fim do século XIX, quando a Ilha passou a se reaproximar do Ocidente. Suas raízes estão no Emaki, um sistema do século VIII que usava pinturas e textos em conjunto, num rolo,  que contavam uma história fictícia à medida que eram desenrolados.

Além de Dragon Ball, Toriyama foi criador de vários outros mangás como Dr. Slump nos anos 80, Kajika de 1999 e Neko Majin em 2000. Porém Dragon Ball é provavelmente o mangá mais reconhecido no Ocidente e, ao ser transformado em anime, desenho animado ao estilo japonês, ele foi um sucesso absoluto nos anos 1990 e 2000 na América Latina, Europa e Estados Unidos e ajudou a popularizar as artes gráficas orientais no mundo todo.

Dragon Ball foi escrita e ilustrada por Toriyama e contava com um roteiro inspirado em Jornada ao Oeste, um clássico da literatura chinesa do século XVI que conta a história do personagem mitológico Sun Wukong, o Rei Macaco. Toriyama adaptou livremente a história, transformando o protagonista no carismático Son Goku, num misto de cultura pop, artes marciais, ficção científica e humor, tudo dentro de uma trama muito leve e direta sobre o valor da determinação e da amizade.

Akira Toriyama sabia do sucesso de sua obra no Brasil, país que ele sempre se referia com carinho. O artista era um grande fã do piloto brasileiro Ayrton Senna e chegou a conhecê-lo pessoalmente. Toriyama deixou como homenagem um desenho da equipe McLaren com os personagens de Dragon Ball como parte equipe e Goku pilotando o carro de Senna.

A causa da morte, o hematoma subdural, é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. Ainda não foram dados mais detalhes sobre o que levou a esse quadro clínico. O funeral de Toriyama foi reservado apenas para a família.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS