STF

Moraes vota pela condenação de outros 12 réus do 8 de janeiro

Luís Batistela · 2 de Fevereiro de 2024 às 17:05 ·

O Supremo já condenou 30 acusados pela PGR em penas de 3 a 17 anos de prisão. Além dos 12, a Corte deve julgar mais 29 denunciados pela até a segunda-feira (5)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu nesta sexta-feira (2) condenar mais 12 réus pelos atos do 8 de janeiro. Como relator do caso, Moraes sugeriu penas de 12 a 17 anos de prisão aos réus. O plenário virtual da Corte julga as denúncias enviadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os ministros devem manifestar seus votos até a próxima sexta-feira (09).

Os réus Layton Costa Cândido Nunes, Tiago Mendes Romualdo, Watila Socrates Soares do Nascimento, Leonardo Silva Alves Grangeiro, Marcelo Cano, Jorge Luiz dos Santos, Juvenal Alves Albuquerque, Gabriel Lucas Lott Pereira, Robinson Luiz Filemon Pinto Junior, Lucivaldo Pereira de Castro, Marcos dos Santos Rabelo e Manoel Messias Pereira Machado foram denunciados por dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado, associação criminosa e abolição violento do Estado Democrático de Direito.

As defesas solicitaram, ao STF, a absolvição dos réus e a rejeição das acusações apresentadas pela PGR. A Corte avaliou que os ataques configuraram um crime de massas, quando um grupo comete uma sequência de ilegalidades, onde um indivíduo automaticamente influência o outro. O Supremo já condenou 30 acusados pela PGR em penas de 3 a 17 anos de prisão. Além dos 12, a Corte deve julgar mais 29 denunciados pela até a segunda-feira (5).

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS