Fórum Econômico Oriental: uma ação de Putin para dominar o Extremo Oriente
“O Fórum Econômico Oriental busca suprir esta necessidade de uma espécie de think tank, sob um aspecto um pouco mais discreto, ao contrário o Fórum Econômico Mundial (...). Ele é uma ação pontual da Rússia para fazer o meio de campo entre os países do extremo-oriente" – Brás Oscar
Como se já não bastasse as pirotecnias econômicas e cientificistas empreendidas pelo Sr. Klaus Schwab e seus companheiros do Fórum Econômico Mundial há mais de 50 anos, o ex-agente da KGB e líder russo, Vladimir Putin, resolveu dar um passo a mais em suas articulações em favor do globalismo e fundou, em 2015, o Fórum Econômico Oriental.
Apesar de não ser um evento tão recente, o Fórum Econômico Oriental de Putin passou intencionalmente despercebido pela grande mídia. O motivo é bem simples: o grupo fundado pelo ex-agente da KGB pretende reforçar os laços com as demais nações europeias e asiáticas que operam nos moldes do Califado, da agenda globalista e/ou da famigerada tirania comunista.
Na terça-feira (12), o ditador norte-coreano Kim Jong-un reuniu-se com Putin, na Rússia, para a sétima edição de encontro do Fórum. Jong-un disse que o assunto principal foi “a situação político-militar na Península Coreana e na Europa”. A Coreia do Norte tem uma pequena fronteira com a Rússia e Putin lembrou de forma elogiosa que ambos os países possuem laços de longa data, sem especificar se estava se referindo à geografia ou ao totalitarismo.
O saldo da reunião é um possível acordo militar para Pyongyang fornecer armas a Moscou em troca de ajuda alimentar e tecnologia. O encontro ocorreu no centro espacial russo Vostochny, lugar muito propício, já que a segunda tentativa fracassada da Coreia do Norte lançar um satélite espião foi há menos de um mês.
Putin também se reuniu com o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, numa reunião à parte do Fórum Económico Oriental. O resultado da reunião foi um anúncio protocolar dizendo que ambos os países “expressam confiança em suas relações bilaterais e na cooperação contínua”. O Kremlin ainda anunciou que os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da China se reunirão oficialmente de novo em Moscou, em 18 de setembro.
Leia
No 19º episódio de o Show do Brás: Fórum Econômico Oriental, o nosso apresentador Brás Oscar demonstrará que o grupo nada mais é que uma ação de Putin para influenciar diplomaticamente os países do Extremo Oriente; uma tentativa de criar uma multipolaridade da “grande mãe Rússia”.
“O Fórum Econômico Oriental busca suprir esta necessidade de uma espécie de think tank, sob um aspecto um pouco mais discreto, ao contrário o Fórum Econômico Mundial (...). Ele é uma ação pontual da Rússia para fazer o meio de campo entre os países do extremo-oriente. O fato da Rússia ser uma nação transcontinental – isto é, começa na Europa e termina na Ásia – faz com que personalidades, como o Alexander Dugin, acredite que os russos não são europeus ou asiáticos, mas sim uma Eurásia; uma continuação do projeto de ‘Alexandre, o Grande’, uma síntese de todo o ‘velho mundo’ na forma da grande ‘Mãe Rússia’. Esta ideia faz com que eles acreditem na existência de um mundo multipolar.
O site oficial do grupo afirma com precisão as informações concedidas por nosso apresentador. Veja:
“Acima de tudo, o 7º Fórum Económico Oriental, tal como o anterior, é um passo em frente no desenvolvimento do Extremo Oriente. Um passo não só em termos de número de convidados ou de número e abrangência de acordos, embora estes números sejam impressionantes (...). O Fórum foi criado como uma plataforma de diálogo com as empresas e para obter feedback dos empresários e da sociedade sobre as questões mais urgentes no desenvolvimento do Extremo Oriente. Este ano, mais de uma centena de eventos foram realizados no âmbito do Fórum, e os principais resultados foram comunicados ao presidente. Ele apoiou a maioria das decisões tomadas nas sessões, o que significa que todos os pré-requisitos estão reunidos para que o Extremo Oriente se desenvolva mais rapidamente”.
Quer saber mais? Assista agora 19º episódio de o Show do Brás: Fórum Econômico Oriental, com nosso apresentador e colunista Brás Oscar!
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"