Conexão KGB - Estados Desunidos do Brasil: Quem tem medo de separatismo?
Parafraseando os porcos de A Revolução dos Bichos, podemos dizer com toda a segurança: Todos os separatismos são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros.
Quando situados à esquerda – como no caso da Espanha, da Irlanda do Norte e de tantos outros lugares –, os movimentos separatistas recebem o entusiástico aplauso da mídia e dos figurões da classe política. Quando relacionados, mesmo que indiretamente, ao espectro da direita conservadora, os separatistas são imediatamente vinculados ao fascismo e às ideias do famigerado bigodinho nacional-alemão. Nefasto, não? Sinistro.
Foi só o Romeu Zema acenar com a possibilidade de uma união mais efetiva entre os Estados do Sul-Sudeste, para que as galinhas histéricas da mídia começassem o seu carcarejo uníssono. E olha que Zema nem sequer se aproximou da hipótese de um movimento separatista, mas apenas tocou numa das feridas supuradas da República: a ausência de um pacto federativo minimamente justo.
O Foro de S. Paulo não curte esse tema; a Pátria Grande Socialista, tampouco. E é por isso que nós vamos falar justamente dele o Conexão KGB de hoje, que começa às 20h e está imperdível.