Em três dias, duas igrejas históricas são destruídas pelo fogo na França
A Igreja de São Jorge de Descartes pegou fogo depois de ter sido atingida por um raio, já as causas do incêndio que destruiu a Igreja de Nossa Senhora da Assunção ainda são desconhecidas
Na manhã do último domingo (9), a Église Saint-Georges de La Haye-Descartes (Igreja de São Jorge de Descartes), localizada no sul do departamento francês de Indre-et-Loire, pegou fogo depois de, supostamente, ter sido atingida por um raio.
De acordo com moradores locais, o fogo tomou conta da igreja em poucos minutos. O telhado de 500 metros quadrados desabou depois de ter sido totalmente atingido pelas chamas. A torre sineira também foi destruída, o sino caiu e a empena da igreja, ao fundo, está isolada por conta do risco de desabamento.
A igreja foi construída no século XII e remodelada nos séculos XV e XIX. Em 1926, a Igreja de São Jorge de Descartes foi parcialmente classificada como monumento histórico.
Uma moradora local, identificada apenas como Nathalie, disse ao site France Bleu que ouviu um estrondo por volta das 7h30 e logo depois avistou fumaça sobre o telhado da igreja.
Cerca de 50 bombeiros atuaram na tentativa de conter as chamas. Pelo menos, quatro casas vizinhas foram evacuadas por segurança. Ninguém se feriu.
O arcebispo de Tours, Dom Vincent Jordy, se preparava para celebrar uma missa Igreja de São Jorge de Descartes, mas encontrou a igreja em chamas ao chegar no local.
“Ao nos aproximarmos de Descartes, vimos uma grande coluna de fumaça. Tínhamos a sensação de um incêndio, sem ainda saber o que era. Quando chegamos, debaixo de fortes chuvas, vimos a igreja queimando”, relatou Dom Vincent.
O arcebispo também lembrou do incêndio que destruiu a Catedral Notre-Dame, em Paris.
“Considerando tudo, isso nos lembra Notre-Dame de Paris (devastada pelas chamas em 15 de abril de 2019), coloca o homem da Igreja em perspectiva. Quando nossos locais de oração, nossos locais de reunião se transformam em fumaça, isso nos afeta profundamente, disse Dom Vicente ao jornal La Nouvelle République.
BREAKING
— Catholic Arena (@CatholicArena) July 9, 2023
FRANCE
Yet another Catholic Church burns to the ground in France
L’église Saint-Georges in Descartes was the latest to be destroyed today pic.twitter.com/kC1jCTsrpG
Dois dias antes da tragédia em Indre-et-Loire, na sexta-feira (7), outra igreja tombada como monumento histórico foi consumida pelo fogo. Construída entre os séculos XV e XVI, a Église Notre-Dame de l'Assomption (Igreja de Nossa Senhora da Assunção) começou a queimar pouco antes do meio-dia. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
“Eu vi o campanário cair, eu estava na frente, é estranho, estou em estado de choque. Eram muitas pessoas. Para mim, era o símbolo da nossa comuna ”, lamentou o paroquiano Mathis Perard ao conversar com o jornal Le Figaro.
O prefeito da cidade, Emmanuel Le Roy assistiu impotente enquanto o prédio pegava fogo e os 41 bombeiros equipados com 11 dispositivos lutavam para extinguir as chamas.
Em um comunicado conjunto, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros disseram que "o telhado desabou em aproximadamente 90% de sua superfície".
Un incendie a complètement détruit l'église de Drosnay, cet après-midi, dans la Marne. pic.twitter.com/SqN0UFDYGX
— Maud Koffler (@MaudPK) July 7, 2023
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"