INTERNACIONAL

Ditadura de Ortega fecha 12 ONGs e rádio católica na Nicarágua

Redação BSM · 10 de Julho de 2024 às 09:01 ·

A Associação Rádio María, que operava há quatro décadas no país, juntamente com diversas ONGs, foram fechadas após decisão da ministra do Interior, María Amelia Coronel

O governo de Daniel Ortega intensificou suas medidas repressivas contra a Igreja Católica nesta terça-feira (9), ao revogar o status jurídico da Associação Rádio María e de outras 12 organizações sem fins lucrativos na Nicarágua.

A Associação Rádio María, que operava há quatro décadas no país, juntamente com diversas ONGs, foram fechadas após decisão da ministra do Interior, María Amelia Coronel, conforme dois decretos publicados no Diário Oficial La Gaceta.

O Ministério do Interior justificou sua ação unilateral contra a rádio católica alegando que estas entidades não cumpriram com a obrigação legal de apresentar suas demonstrações financeiras no período de 2019 a 2023.

Após a emissora anunciar a redução de seu horário de programação de 24 para 14 horas diárias (das 05h às 19h), devido ao bloqueio de suas contas bancárias que impediu a recepção de doações, o governo tomou a medida de revogar seu status jurídico.

Além da Rádio María, outras 12 associações foram canceladas pelo Ministério do Interior, elevando para mais de 3.600 o número total de ONGs banidas nos últimos seis anos, com a maior parte de seus ativos sendo confiscados pelo Estado.

O regime de Ortega intensificou a perseguição à Igreja Católica, marcada pela expulsão e detenção de padres, além da restrição das atividades religiosas.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS