INTERNACIONAL

Dezenas de prisioneiros escapam de presídio no Norte do Equador

Redação BSM · 16 de Janeiro de 2024 às 08:18 ·

O presidente Daniel Noboa decretou estado de emergência por um período de 60 dias na semana passada, incluindo a implementação de toque de recolher noturno, e classificou 22 grupos criminosos como organizações terroristas

Quarenta e três detentos permanecem em fuga após evadirem-se de uma prisão no Norte do Equador, conforme informado pela agência penitenciária SNAI. Atualmente, as forças de segurança estão conduzindo operações em todo o país. 

O presidente Daniel Noboa decretou estado de emergência por um período de 60 dias na semana passada, incluindo a implementação de toque de recolher noturno, e classificou 22 grupos criminosos como organizações terroristas.

A recente escalada de violência, que incluiu o ataque armado a um programa de TV ao vivo, explosões em diversas cidades e o sequestro de agentes policiais, parece ser uma reação aos planos de Noboa para enfrentar a séria crise de segurança no Equador. 

Em resposta, as forças policiais e militares foram mobilizadas nas prisões de todo o país, após aproximadamente 200 guardas e funcionários administrativos, sequestrados, serem libertados de pelo menos sete prisões no último fim de semana.

Os detentos fugiram de uma prisão localizada em Esmeraldas, próxima à fronteira com a Colômbia, conforme divulgado pela SNAI em comunicado nesta segunda-feira (15). Cerca de 2 mil membros das forças de segurança equatorianas conduziram uma operação de busca na penitenciária no domingo (14).

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS