IBGE

Desemprego sobe para 7,8% e alcança 8,5 milhões de brasileiros

Redação BSM · 28 de Março de 2024 às 13:24 ·

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve alta de 0,3 ponto percentual na desocupação, que era de 7,5%

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8% no trimestre terminado em fevereiro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE. Com isso, o número absoluto de brasileiros desocupados é de 8,5 milhões.

Em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve alta de 0,3 ponto percentual na desocupação, que era de 7,5%. No mesmo período de 2023, a taxa era de 8,6%. 

Ainda de acordo com o IBGE, houve estabilidade no número de pessoas ocupadas no país: cerca de 100,2 milhões. Sendo assim, o aumento da taxa de desocupação seria decorrente do aumento da procura por emprego.

O percentual de pessoas que estão na idade de trabalhar com emprego foi estimado em 57,1%, um recuo de 0,3 ponto percentual frente ao trimestre anterior — esse número é chamado de nível da ocupação. Já a quantidade de pessoas fora da força de trabalho totalizou 66,8 milhões.

Os números são bastante técnicos e, por isso, podem causar confusão. De maneira geral, eles representam um crescimento de pessoas que estão em busca de emprego, seja porque foram demitidas recentemente ou porque, se antes não precisavam porque a renda de outro familiar já era suficiente, agora precisam. O que o cidadão médio tem sentido, dia após dia, é um aumento generalizado nos preços, o que pode estar influenciando a busca.

 

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS