CPI das ONGs: Ricardo Salles revela identidade de ONG que patrocina jornalistas para narrativas falsas
“É uma ciranda na qual um assina cheque para o outro e legitima o discurso do colega”, disse
O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente (MMA), revelou a identidade da ONG que mais financiou jornalistas para participação em eventos no exterior, entre 2019 e 2021: o Instituto Clima e Sociedade (ICS). Salles está participando da CPI das Organizações Não Governamentais (ONGs), nesta terça-feira (15), e não citou nomes dos jornalistas financiados.
O Instituto Clima e Sociedade (ICS) é uma organização filantrópica que apoia projetos e instituições que visam o fortalecimento da economia brasileira e do posicionamento geopolítico do país, além da redução da desigualdade por meio do enfrentamento das mudanças climáticas e soluções sustentáveis.
Veja mais:
Maratona de depoimentos em CPIs marca terça-feira no Congresso Nacional
Sob governo do PT, polícia da Bahia matou em um ano mais que todas as polícias dos EUA
Apagão deixa várias cidades do país sem energia elétrica
A secretária de Mudança do Clima de Marina Silva, Ana Amelia Campos Toni, foi a “grande articuladora” desses eventos do ICS, de acordo com Salles.
Salles disse ainda que há uma espécie de esquema de influência que envolve ONGs, poder público e academia, que elas pagam estudantes e jornalistas para desenvolverem estudos acadêmicos com o propósito de alimentar as narrativas falsas.
“É uma ciranda na qual um assina cheque para o outro e legitima o discurso do colega”, disse.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"