JUDICIÁRIO

CNJ reverte afastamento de dois desembargadores afastados por atuação na Lava Jato

Redação BSM · 28 de Junho de 2024 às 14:58 ·

Outros dois juízes já tiveram seus afastamentos derrubados pelo CNPJ: Gabriela Hardt e Danilo Pereira 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) derrubou o afastamento dos desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lira, ambos do Tribunal Regional Federal (TRF-4), retornem às suas atividades. Eles estavam afastados desde o último 15 de abril por irregularidades cometidas na Operação Lava Jato. 

O corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, disse na época do afastamento que os magistrados haviam desrespeitado deliberada e reiteradamente decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Outros dois juízes já tiveram seus afastamentos revertidos pela CNJ: Gabriela Hardt e Danilo Pereira, também afastados por atuação na Lava Jato. 

Em plenário virtual, o conselheiro relator do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello, votou pelo retorno às atividades dos dois desembargadores, sendo acompanhado unanimemente pelos outros conselheiros. Mello argumenta que o retorno às atividades dos desembargadores não irá atrapalhar a apuração dos fatos.

"Acrescento ainda que a repercussão nacional do caso, o cumprimento do período de afastamento cautelar até o momento, bem como a própria instauração do PAD (processo administrativo) em desfavor dos magistrados parece-me suficiente para exercer efeito pedagógico eficiente para o caso, o que, possivelmente, inibirá eventual reiteração da prática", afirma o voto do conselheiro. 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS