INTERNACIONAL

Em meio a tensões com a Índia, China confirma que Xi Jinping não irá ao G20

João Pedro Magalhães · 4 de Setembro de 2023 às 15:50 ·

“Estou desapontado — mas vou vê-lo”, disse o presidente americano Joe Biden, ao vazar a informação da ausência do ditador chinês antes do anúncio oficial 

O ditador da China, Xi Jinping (Partido Comunista) não comparecerá à reunião do G20, que acontecerá nos próximos dias 9 e 10 de setembro, na Índia. A informação foi confirmada pelo governo chinês e é decorrente do atual conflito entre o líder chinês e o presidente indiano (do país anfitrião), que disputam um território na fronteira entre os países.

O anúncio foi feito em uma conferência de imprensa nesta segunda-feira (04), na qual o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China afirmou que o primeiro-ministro, Li Qiang (Partido Comunista), participaria da Cúpula.

“O Grupo dos 20 é um fórum importante para a cooperação econômica internacional e a China sempre atribuiu grande importância e participou ativamente em atividades relevantes”, afirmou o porta-voz do ministério.

Vladimir Putin

O ditador russo, Vladimir Putin, também não comparecerá ao evento por ser procurado pelo ICC (Tribunal Penal Internacional, na sigla em inglês) por acusações de, juntamente com aria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária dos Direitos da Criança no Gabinete Presidencial russo, ter cometido crimes de guerra por terem deportado ilegalmente crianças ucranianas.

O ditador russo também é acusado pelos excessos cometido por seus subordinados civis e militares durante as extradições. Entre esses, estão acusações de estupro, tortura e assassinatos. A situação também impediu o comunista de participar do último encontro do BRICS, na África do Sul.

Sendo assim, o ministro dos Negócios Estrangeiros representará o país no encontro do G20.

Leia também: Sob risco de ser preso por crimes de guerra, Putin cancela viagem à África do Sul para cúpula dos Brics.

Joe Biden

O presidente americano, Joe Biden (Partido Democrata) antecipou o anúncio do governo chinês ao vazar a informação de que seu amigo, o ditador comunista Xi Jinping, não compareceria ao encontro deste final de semana.

“Estou desapontado — mas vou vê-lo”, disse Biden ao se referir ao líder chinês no último domingo (3).

O que é o G20?

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional, formado pela União Europeia e as outras 19 maiores economias do mundo. Atualmente, o país líder e sede do grupo é a Índia, mas na próxima Cúpula, dos dias 9 e 10 de setembro, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumirá a presidência rotativa do bloco, e o Brasil sediará os encontros do próximo ano de 2024.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS