Chefe de política externa da UE chamou a Ucrânia de “futuro Estado-membro”
Moldávia e Armênia também cortam laços com a Rússia e se voltam para a Europa
- Ucrânia na União Europeia. Os ministros dos Negócios Estrangeiros de todos os Estados-membros da União Europeia reuniram-se nesta segunda-feira (2) em Kiev. Esta foi a primeira reunião do tipo num país não-membro do bloco. O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse antes da reunião que a UE continuaria a apoiar a Ucrânia e chamou o país de “futuro Estado-membro”.
A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, disse que prevê a União Europeia se estendendo em breve de “Lisboa a Luhansk”, referindo-se ao extremo ocidetal do bloco, em Portugal, e ao extremo oriental da Ucrânia, a cidade de Luhansk (ou Lugansk), na região de Donbass, invadida pela Rússia.
- Cortando laços com a Mãe Rússia. A Moldávia não comprará mais gás natural da estatal russa Gazprom depois de garantir o fornecimento de fontes alternativas, disse o ministro da Energia, Viktor Parlikov .
Segundo Parlikov, a Moldávia conseguiu comprar gás a melhor preço dos fornecedores europeus. As empresas do país controladas pelo governo moldavo suspenderam as importações de gás russo em dezembro de 2022, embora a ex-república soviética não tivesse dito até agora se essa decisão era permanente.
O secretário de imprensa russo, Dmitry Peskov, disse em resposta que a Moldávia ainda tem dívidas não pagas com a Gazprom, e que as duas partes ainda estão em contato.
Para entender atual tensão entre a Moldávia e Rússia, leia o artigo “Moldávia: um pequeno país na mira das grandes forças globais”
- Aprovação popular da China na Rússia. A agência de notícias estatal russa RIA Novosti informou que uma pesquisa recente mostrou que quase 40% dos russos acreditam que o Yuan pode substituir o Dolar e o Euro como moeda para poupanças pessoais e transações de comércio exterior na Rússia.
O relatório afirma que os residentes da Sibéria têm maior probabilidade de responder desta forma, enquanto os que vivem em São Petersburgo, na região de Leningrado e no Distrito Federal Noroeste são os que menos respondem. Entretanto, 68 por cento dos inquiridos afirmaram ver mais vantagens do que desvantagens em transformar a China no principal parceiro comercial externo da Rússia.
- Armênia aumenta o tom contra a Rússia. O parlamento da Armênia votou a favor da ratificação do estatuto fundador do Tribunal Penal Internacional. Essa é uma medida que será vista como uma afronta à Rússia que é tradicional aliada da Arménia.
A Armênia está em meio a um conflito com o vizinho Azerbaijão por causa da região do Nagorno Karabakh. A Rússia interveio no conflito deixando a Armênia numa situação de desvantagem, e isso apenas reforçou a ala mais pró-ocidente do governo que já buscava uma política de integração do país à Europa.
Como o mais novo membro do Tribunal Penal Internacional, a Armênia será obrigada a cumprir um mandado de prisão internacional emitido no início deste ano pelo tribunal contra Vladimir Putin. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia já iniciou às ameaças veladas a Yerevan, alertando que ingressar no tribunal teria “consequências negativas para as relações bilaterais”.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"