INTERNACIONAL

Centro Carter considera que Edmundo González foi eleito na Venezuela

Redação BSM · 8 de Agosto de 2024 às 16:38 ·

O observatório eleitoral, que é de esquerda, considera que a vitória foi da oposição. 

O Centro Carter, observatório eleitoral internacional que atuou durante as eleições presidenciais da Venezuela, considera que o verdadeiro vencedor do pleito é Edmundo González, candidato da oposição. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), no entanto, declarou a reeleição de Nicolás Maduro com 51% dos votos.

A informação foi divulgada por Jennie Lincoln, chefe da missão do Centro Carter na Venezuela, nesta quinta-feira (8). O Centro Carter foi convidado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para observar as eleições. 

A oposição já declarou que não reconhece o resultado divulgado pelo Conselho, que é controlado por Maduro, e disse que González recebeu, na verdade, 67% dos votos válidos. Na última segunda feira, o candidato da oposição se autodeclarou presidente da Venezuela. 

Em comunicado conjunto publicado no X, González e María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, dizem que venceram as eleições. "Foi uma avalanche eleitoral, cheia de energia e com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e com resultados irreversíveis. Agora cabe a todos nós respeitar a voz do povo. A proclamação de Edmundo González Urrutía como presidente eleito da República procede imediatamente", afirma o texto.

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS