BANCO CENTRAL

Campos Neto: “Se precisar subir os juros, vamos subir os juros”

Redação BSM · 20 de Agosto de 2024 às 15:28 ·

O presidente do BC também disse que está trabalhando para que a transição de gestão seja feita de forma suave 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (20), durante evento do BTG Pactual, em São Paulo, que existe a possibilidade de aumento dos juros. “Se precisar subir os juros, vamos subir os juros", disse. Segundo ele, a decisão dependerá das projeções econômicas, nacionais e internacionais, mas ressaltou que a equipe do BC vai “perseguir a meta de inflação”.

Ele admitiu que ele, assim como outros economistas, têm errado nas projeções de crescimento do Brasil, cuja economia tem demonstrado sinais de força. “Os dados estão muito melhores no Brasil do que os preços refletem”, afirmou.

Campos Neto deixa a presidência do Banco no dia 31 de dezembro desde ano. Lula ainda não anunciou quem o substituirá, mas tem feito recorrentes críticas à gestão dele. O economista, por sua vez, evita retribuir os ataques e falou que está trabalhando para que a transição de gestão seja feita de forma "suave".

Ele afirmou que espera que seu sucessor sucessor “não seja criticado ou julgado pela cor da camisa que ele veste ou se ele foi à festa ou se ele participou de uma homenagem de um jeito ou de outro, e que ele seja julgado pelas decisões técnicas que tomou”.

Campos Neto disse também que pretende sair da vida pública e buscar um posto do setor privado. 

 

 

 


"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"



ARTIGOS RELACIONADOS