Tapa Cultural - Ep #18 - A retomada da beleza e tradição na arquitetura
Arquitetura é uma ciência necessária para a construção civil, entretanto não podemos nos esquecer que, primordialmente, ela é uma arte.
O mundo pós-moderno alterou o conceito de beleza da arquitetura, colocando-a a serviço de pautas revolucionárias, mas tudo que tais vanguardas conseguiram, na prática, foi relegar ao artista um mero posto de designer utilitarista.
O concreto nu e as arapucas de vidro e aço foram responsáveis pela estética fria dos centros urbanos contemporâneos, criando praticamente um estado geral de mau-gosto ou anestesia entre aqueles que, desde o nascimento, nunca foram expostos a casas e prédios públicos projetados para serem simultaneamente funcionais e belos de maneira atemporal.
Porém, como tudo o que é natural sempre se impõe, há um movimento crescente de pessoas que anseiam por construções que não atendam aos modismos dos condomínios de novos-ricos, mas que conversem com a tradição arquitetônica, com desenhos que carreguem significado, história e beleza não-datada, seja numa simples e interiorana casa de madeira ou numa verdadeiramente rica residência neocolonial.
O programa de hoje conversa com o casal Jéssica e Peter Assunção, da Vesta Arquitetura, que foram na contra-mão doe seus colegas do mundo acadêmico e criaram uma empresa de sucesso que atende essa gratificante demanda de pessoas que recuperaram a sanidade e desejam um lar, não um caixote de luxo com arquitetura de Minecraft.
Para contatar a Vesta Arquitetura clique aqui.