916 pessoas são resgatadas na primeira fase da operação de repatriação de brasileiros de Israel
Durante o período da semana passada até o último fim de semana, um total de cinco voos foram organizados
A primeira etapa da Operação Voltando em Paz terminou no domingo (15). A operação foi destinada a repatriar os cidadãos brasileiros que se encontravam em Israel e solicitaram assistência do governo para retornar ao Brasil.
Durante o período da semana passada até o último fim de semana, um total de cinco voos foram organizados, trazendo de volta 916 brasileiros.
No voo mais recente, que aterrissou na madrugada de domingo (15), 215 brasileiros desembarcaram juntamente com seus 16 animais de estimação.
De acordo com o Itamaraty, 2,7 mil solicitações para repatriação foram feitas, o que está levando à preparação de uma próxima fase da operação de retorno nos próximos dias. Na semana passada, o governo cogitou a possibilidade de até 15 voos de resgate serem necessários.
Simultaneamente, o governo continua aguardando a oportunidade de evacuar 32 cidadãos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, ao sul de Israel, onde a fronteira com o Egito permanece fechada. Esperava-se que o posto de controle de Rafah, próximo à divisa, obtivesse permissão para reabrir durante a última madrugada, mas essa permissão não foi concedida.
"Por apenas R$ 12/mês você acessa o conteúdo exclusivo do Brasil Sem Medo e financia o jornalismo sério, independente e alinhado com os seus valores. Torne-se membro assinante agora mesmo!"