SAÚDE

Varíola do Macaco e nova onda de covid-19: tudo o que você precisa saber

Claudio Dirani · 2 de Junho de 2022 às 15:45

Atento às novas ondas de histeria, o BSM conversou com três especialistas para tirar as dúvidas sobre as doenças que voltaram a causar pânico no planeta

Nos últimos dias, três acontecimentos voltaram a espalhar pânico em uma população já exaurida de eternas quarentenas, impiedosos lockdowns e lamentáveis vítimas. A primeira delas foi a confirmação do aumento global dos casos de covid-19. Em seguida, vieram as notícias da emergente varíola do macaco. Por fim, a mais preocupante tem origem em uma declaração mais do que polêmica.

Segundo o empresário Bill Gates, não só uma fase mais letal da covid estaria por vir, como uma pandemia ainda pior pode estar mais próxima do que imaginamos.

Se é fato ou especulação, a única certeza é que Gates deve publicar ainda em 2022 How To Prevent The Next Pandemic (Como prevenir a próxima pandemia – em tradução livre). O livro – que já deve nascer um best-seller – é mais uma empreitada do bilionário da tecnologia, e que hoje está imerso no universo de vírus e vacinas.

“Ainda corremos o risco de essa pandemia gerar uma variante que seria ainda mais transmissiva e fatal”, Gates ao Financial Times. “Não quero ser uma voz da desgraça, mas há uma chance bem acima de 5% de que o pior ainda esteja por vir”, alertou o cofundador da Microsoft.

Para ler o texto completo, assine o BSM.